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Mulheres separadas em ciudad real





O medo de ficar solteira deixou de ser o grande motivador do casamento, que, então, passou a ser localizado em um contexto basicamente afetivo/sentimental, como propôs Jablonski (1998 no final da década de noventa.
Caso o fizesse, estaria estimulando o marido a buscar tranquilidade e felicidade fora de casa.
Rio de Janeiro: NAU Editora.Valores e padrões de comportamento tradicionais coexistem, muitas vezes em conflito, com novos valores e padrões de comportamento no interior das famílias".Mesmo que nem todas as mulheres se rendessem a tal procura mulher para relação séria "sina a RS do casamento como realização feminina - presente, inclusive, na imprensa da época, como destaca Bassanezi (2002) - orientava comportamentos da sociedade, definindo o que era apropriado ou não para as mulheres.Ufrj, Escola de Enfermagem, Rio de Janeiro).Assim, a proposta moscoviciana não pressupõe dicotomia entre psicológico e social, caracterizando-se como psicossociológica.Os dados mostram que as participantes desse grupo, quando jovens, compreendiam o casamento como única opção para a mulher, como realização feminina, o que não significa que representasse o caminho mais fácil.Há algumas separações que estão destinadas à confusão na hora da partilha.Dizem que hoje as pessoas já se casam pensando na separação, e que a mulher está muito independente, o que não é bom.Assim, a condição de ser mulher parece estar ancorada no casamento.Recebido em 24 de julho de 2009 Aceito para publicação em 13 de setembro de 2010 anexo Figura 1 - Clique para ampliar.Assim que os filhos se tornaram adultos, saiu de casa para viver com outro homem.
Mesmo com a disseminação de novas expectativas femininas (e masculinas) de realização pessoal, o casamento ainda é opção de peso para a mulher, o que possibilita a manutenção de configurações tradicionais em se tratando de vida familiar.
Foram constatados pontos de aproximação e distanciamento entre as gerações estudadas, ou melhor, continuidades e rupturas na forma de entenderem e viverem o relacionamento conjugal.
Assim, a realização da mulher dependia do casamento, que deveria ser mantido a qualquer custo.
IDoutora em Psicologia, coordenadora e Professora do Curso de Psicologia da Faculdade do Espírito Santo - unes, Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo - ufes.
Tal fato evidencia a importância do contexto na produção, manutenção e transformação das.
In: Del Priore,.O cálculo bfr financeiro inicial do plano de papel de homens e mulheres na família: podemos falar em reestruturação?Note-se a ambiguidade revelada por Isa e Julia: "dizem que hoje é mais fácil porque a mulher deixou de ser submissa mas por outro lado acreditam dever haver alguma submissão para que o casamento dê certo.Não precisa sair matando do modo drummondiano naquele trecho.Nessa época, como fruto das discussões inauguradas, sobretudo com os movimentos feministas, já não havia um discurso uníssono acerca do papel da mulher na família e na sociedade.Duas concluíram o 2 grau e apenas uma cursou o 3 grau.A mulher e a família no final do século.Como ressalta Bassanezi (2002: 635 "a infidelidade masculina justificava-se pelo temperamento poligâmico dos homens - um fator natural que, mesmo quando considerado uma fraqueza, merecia a condescendência social e a compreensão das mulheres".Portanto, o casamento continua sendo um dos projetos, mas existe a possibilidade de ruptura do relacionamento conjugal sem grande rejeição social.A esse respeito Jablonski (1998: 85) destaca que, "ao tornar sinônimos amor e casamento, este ainda visto pela maioria das pessoas como indissolúvel e monogâmico, a cultura, ela própria, cria uma armadilha inescapável para os jovens nubentes, gerando uma expectativa que não poderá se cumprir".Mesmo com as mudanças sociais que começaram apenas a se esboçar nos anos 1950, impulsionadas, sobretudo pelos processos de urbanização e modernização, o casamento nessa época ainda figurava como "destino inevitável do qual as moças de família não poderiam escapar.Caracteriza "um corpus organizado de conhecimento e uma das atividades psíquicas graças às quais os homens tornam inteligível a realidade física e social, inserem-se num grupo ou numa ligação cotidiana de trocas e liberam os poderes de sua imaginação" (Moscovici, 1978: 28).Abstract, this report is an extract of an extensive research which attempted to identify the social representation (SR) net established around being a woman in the family.



Todas as mulheres da 2 geração são casadas.
Mulher: do destino biológico ao destino social.


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