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É esta memória que me faz filho e me faz ser também pai».
E este é o tempo do discernimento.
O Papa Francisco, ao receber os Padres e colaboradores de cega namoro 84 «La Civiltà Cattolica tinha contactos de mulheres hotmail traçado uma tríade de outras características importantes para o trabalho cultural dos jesuítas.Apercebo-me de estar absorvido por estas suas referências e de ter o desejo de entrar na sua vida, pela porta das suas escolhas artísticas.Deus revelou-Se como história, não como um compêndio de verdades abstractas.Maria, uma mulher, é mais importante que os bispos.Sim, existem linhas de hermenêutica de continuidade e de descontinuidade.É valorizar as coisas pequenas no interior de grandes horizontes, os do Reino de Deus».Não: é a experiência da Santa Madre Igreja hierárquica, como lhe chamava Santo Inácio, da Igreja como povo de Deus, pastores e povo em conjunto.Colocavam-se perguntas e abria-se espaço para a discussão.Correm-se sempre riscos, obviamente; as Igrejas mais jovens correm o risco de se sentirem auto-suficientes, as mais antigas correm o risco de querer impor às mais jovens os seus modelos culturais.«É como com Maria: se se quiser saber quem é, pergunta-se aos teólogos; se se quiser saber como amá-la, é necessário perguntá-lo ao povo.Há uma carta genial.
Para Santo Inácio, os grandes princípios devem ser encarnados nas circunstâncias de lugar, de tempo e de pessoas.
Melhor resposta: Exatamente porque elas não querem morrer, de alguma forma acreditam que a extinção da própria vida não é a melhor saída.
E agora oiço algumas pessoas que me dizem: Não consulte demasiado e decida.
Sim, mas a síntese melhor, aquela que me vem mais de dentro e que sinto mais verdadeira, é exactamente esta: Sou um pecador para quem o Senhor olhou».
Da Companhia impressionaram-me três coisas: o espírito missionário, a comunidade e a disciplina.
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Não são capazes de gerar vida.O trabalho da reforma litúrgica foi um serviço ao povo como releitura do Evangelho a partir de uma situação histórica concreta.E o discernimento realiza-se sempre na presença do Senhor, vendo os sinais, escutando as coisas que acontecem, o sentir das pessoas, especialmente dos pobres.Continua: «Não, o jesuíta pensa sempre, continuamente, olhando o horizonte para onde deve ir, tendo Cristo no centro.Recordo que então, no colóquio prévio ao encontro com todo o nosso grupo, me tinha pré-anunciado a tríade: diálogo, discernimento, fronteira.São mecanismos de ajuda.Aquilo que me dava segurança no tempo do Padre Arrupe era o facto de que ele era um homem de oração, um homem que passava muito tempo em oração.E aqui o Papa torna-se mais decidido, como se tivesse encontrado a imagem de si próprio de que estava à procura: «É o gesto de Mateus que me toca: agarra-se ao seu dinheiro, como que a dizer: Não, não eu!Assim, pergunto ao Papa: «Acha que a sua passada experiência de governo pode servir à sua actual acção no governo da Igreja Universal?» O Papa Francisco, depois de uma breve pausa de reflexão, torna-se sério, mas muito sereno.Diz-me que quando começou a dar-se conta de que corria o risco de ser eleito, na quarta-feira, dia 13 de Março, à hora do almoço, sentiu descer sobre ele uma profunda e inexplicável paz e consolação interior, juntamente com uma escuridão total e uma obscuridade.Não estou habituado às massas».Por isso, os queixumes nunca, nunca, nos ajudam a encontrar Deus.Não é preciso sequer pensar que a compreensão do sentir com a Igreja esteja ligada somente ao sentir com a sua parte hierárquica».




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